quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Roteiro Movimento Retilíneo Uniforme

RESUMO TEÓRICO
Movimento Uniforme é aquele movimento em que a velocidade não varia no decorrer do tempo, ou seja, possui uma velocidade constante. Como consequência de não haver variações da velocidade, a aceleração é nula. 

Função horária do movimento:
S = So + vt

CONTEÚDOS 
- Distância percorrida
- Deslocamento
- Velocidade instantânea
- Velocidade média
- Aceleração
- Equação horária
- Gráficos:
• Posição-tempo
• Velocidade-tempo
• Aceleração-tempo

OBJETIVOS
- Avaliar um movimento (retilíneo) uniforme;
- Compreender os conceitos de posição, deslocamento, velocidade, velocidade instantânea e tempo;
- Verificar as características do movimento uniforme;
- Interpretar gráficos que envolvam posição, velocidade e tempo;
- Determinar a equação horária do movimento;
- Verificar se os resultados obtidos reproduzem o que é anunciado teoricamente;

CONHECIMENTOS PRÉVIOS
- Conceito de movimento
- Posição
- Tempo
- Distância percorrida
- Deslocamento
- Velocidade
- Aceleração

MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Câmera de vídeo (filmadora, celular...)
- Tripé para fixar a câmera
- Filmagem de uma situação que apresenta Movimento Uniforme.
Sugestões: • Elevador hidráulico • Carrinho movido à pilha • Gota d’água/bolha de ar-mangueira plástica • Pessoa caminhando na rua • Formiga andando em linha reta
- Computador
- Software Tracker

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL/CAPTURA DE IMAGENS 
1. Para a captura das imagens deve-se escolher um local iluminado.
2. Posicionar a câmera em um tripé (a câmera precisa ficar fixa) e o mais paralela possível ao movimento. 
3. Colocar no espaço que será captado pela câmera um objeto com dimensões conhecidas para ter-se um padrão de medida. Esse item não deve ser esquecido. 
4. Realizar a filmagem do movimento.
5. Verificar se a filmagem ficou satisfatória. Se não, realizá-la novamente.
6. Transferir a filmagem para o computador.
7. Verificar a extensão do arquivo. Se não for de extensão compatível com o Tracker (mov, avi, flv, mp4, wmv), fazer a conversão utilizando, por exemplo, o Windows Movie Maker ou um conversor on-line (ver Guia resumido). 
8. Fazer cortes na filmagem, caso sejam necessários. Para isso pode ser utilizado o Windows Movie Maker ou outro software similar. 

OBTENÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE 
1. Abra o software Tracker.
2. Abra o vídeo que será analisado.
3. Selecione a parte do vídeo que será analisada.
4. Faça a calibração da escala.
5. Insira o eixo das coordenadas.
6. Defina a trajetória.
7. Defina os gráficos e as grandezas desejadas [(x, t), (v, t), (a, t), (x, v), ...] na Janela de Gráficos. 
8. Defina as grandezas desejadas (t, x, v, a) na Janela de Dados.
9. Salve a atividade desenvolvida.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS 

1. JANELA DE GRÁFICOS 

***Gráfico das posições (x, t) ou (y, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico, na Janela de Gráficos [(x, t), se o movimento for na horizontal; (y, t), se o movimento for na vertical] e escolha a opção “Analisar”. 
- Na janela que abre, vá em “Analyse” e marque a opção “Curve Fits”. Observe que na parte inferior da janela aparecem alguns ícones que antes não apareciam. Neles marque a opção “Autofit”. Em "Fit name" selecione "Line".
- O gráfico apresenta uma reta ou um arco parábola? O que isso significa? 
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da posição versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. 
 - Com os dados fornecidos pelo gráfico determine a velocidade do objeto. (Clicando nos pontos você obtém os valores das grandezas no referido ponto) 

***Gráfico da velocidade (v, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (v, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”. 
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. 

***Gráfico da aceleração (a, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (a, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”. 
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da aceleração versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. 


2. JANELA DE DADOS 

***Analisando o tempo 
a) Qual é o valor do instante inicial tmostrado na tabela? 
b) Qual é o valor do instante t2
c) Qual é o valor do instante t3
d) Qual é o valor do instante t4
e) Qual é o valor do instante t5
f) Qual é o valor do instante t6
g) Qual o intervalo de tempo existente entre t e t2
h) Qual o intervalo de tempo existente entre t e t3
i) Qual o intervalo de tempo existente entre t e t4
j) Qual o intervalo de tempo existente entre t e t5
k) Qual o intervalo de tempo existente entre t e t6
l) Entre os demais instantes esse intervalo varia ou permanece o mesmo? Leve em consideração a porcentagem de erro. 

***Analisando a posição 
a) Para o instante inicial tqual a posição s1 do objeto? 
b) Para o instante tqual a posição s2 do objeto? 
c) Para o instante tqual a posição s3 do objeto? 
d) Para o instante tqual a posição s4 do objeto? 
e) Para o instante tqual a posição s5 do objeto? 
f) Para o instante tqual a posição s6 do objeto? 
g) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição s2 e a posição s1
h) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição s3 e a posição s2
i) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição s4 e a posição s3?
j) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição s5 e a posição s4?
k) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição s6 e a posição s5
l) Entre as demais posições essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento uniforme? Discuta. 

***Analisando a velocidade 
Apenas observando os dados mostrados na coluna da velocidade, pode-se considerar que o movimento é uniforme? Vamos fazer essa verificação. 
a) Para o instante t1, qual a velocidade v1 do objeto?
b) Para o instante t2, qual a velocidade v2 do objeto? 
c) Para o instante t3, qual a velocidade v3 do objeto? 
d) Para o instante t4, qual a velocidade v4 do objeto? 
e) Para o instante t5, qual a velocidade v5 do objeto?
f) Para o instante t6, qual a velocidade v6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade v2 e a velocidade v1
h) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade v3 e a velocidade v2
i) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade v4 e a velocidade v3
j) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade v5 e a velocidade v4?
k) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade v6 e a velocidade v5?
l) Entre as demais velocidades essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Considerando a porcentagem de erro pode-se afirmar que a velocidade permaneceu constante? 
n) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento uniforme? Discuta. 

***Analisando a aceleração 
a) Para o instante inicial t1 qual a aceleração a1 do objeto? 
b) Para o instante t2 qual a aceleração a2 do objeto? 
c) Para o instante t3 qual a aceleração a3 do objeto? 
d) Para o instante t4 qual a aceleração a4 do objeto? 
e) Para o instante t5 qual a aceleração a5 do objeto? 
f) Para o instante t6 qual a aceleração a6 do objeto? 
g) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a2 e a aceleração a1
h) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a3 e a aceleração a2
i) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a4 e a aceleração a3
j) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a5 e a aceleração a4
k) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a6 e a aceleração a5
l) Entre as demais acelerações essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Arredondando os dados da coluna da aceleração para uma casa decimal, que valor é mostrado? 
n) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento uniforme? Discuta. 

***Equação horária do movimento 
a) Levando em consideração os dados analisados/obtidos, escreva a equação horária do movimento que pode ser gerada através deles. 
b) Escolha quatro instantes diferentes, aplique na equação e verifique se a mesma apresenta os resultados esperados.










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