Na ausência do ar, quando abandonamos uma pedra de uma certa altura, em relação ao solo, podemos verificar que a única força que age sobre a pedra é o peso (força gravitacional).
Portanto, sem o ar, o movimento da pedra é Uniformemente Variado, sujeito à aceleração da gravidade.
Na prática, o atrito com o ar pode ser desprezível para objetos compactos e densos, como uma pedra, uma esfera de metal ou uma bola de bilhar. Ele é, no entanto, considerável para uma bolinha de ping-pong, uma pluma de ave, uma folha de papel.
• Características:
- aceleração constante
- o objeto parte do repouso
- velocidade aumenta uniformemente
• Equações:
h = g.t2/2
v = gt
v² = 2gh
MAI, Ivo. Física 1 para o vestibular: Mecânica. 3. ed. Três de Maio: Mauá, 1999. 253 p.
CONTEÚDOS
- Velocidade
- Tipo de movimento
- Tempo de queda
- Aceleração da gravidade
OBJETIVOS
- Estudar o movimento de um corpo em queda livre;
- Observar as características do movimento em queda livre;
- Interpretar gráficos que envolvam posição, velocidade, aceleração e tempo;
- Determinar as equações horárias do movimento;
- Verificar se os resultados obtidos reproduzem o que é anunciado teoricamente;
- Determinar a aceleração da gravidade média
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
- Conceito de movimento
- Posição
- Tempo
- Distância percorrida
- Deslocamento
- Velocidade
- Aceleração
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Câmera de vídeo
- Tripé para fixar a câmera
- Filmagem de uma situação que apresente o movimento de Queda Livre.
Sugestões:
• Queda de uma bola de basquete
• Queda de uma bolita
Importante: Quanto mais pesado for o objeto, melhor precisão haverá nos resultados.
- Computador
- Software Tracker
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL/CAPTURA DE IMAGENS
1. Para a captura das imagens deve-se escolher um local iluminado.
2. Posicionar a câmera em um tripé (a câmera precisa ficar fixa) e o mais paralela possível ao movimento.
3. Colocar no espaço que será captado pela câmera um objeto com dimensões conhecidas para ter-se um padrão de medida. Esse item não deve ser esquecido.
4. Realizar a filmagem do movimento.
5. Verificar se a filmagem ficou satisfatória. Se não, realizá-la novamente.
6. Transferir a filmagem para o computador.
7. Verificar a extensão do arquivo. Se não for de extensão compatível com o Tracker (mov, avi, flv, mp4, wmv), fazer a conversão utilizando, por exemplo, o Windows Movie Maker ou um conversor on-line (ver Guia resumido).
8. Fazer cortes na filmagem, caso sejam necessários. Para isso pode ser utilizado o Windows Movie Maker ou outro software similar.
OBTENÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE
1. Abra o software Tracker.
2. Abra o vídeo que será analisado.
3. Selecione a parte do vídeo que será analisada.
4. Faça a calibração da escala.
5. Insira o eixo das coordenadas.
6. Defina a trajetória.
7. Defina as grandezas desejadas [(y, t), (vy, y), (a, t), ...] na Janela de Gráficos.
8. Defina as grandezas desejadas (t, y, vy, a, v) na Janela de Dados.
9. Salve a atividade desenvolvida
INTERPRETAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS
1. JANELA DE GRÁFICOS
***Gráfico das posições (y, t)
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (y, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- Na janela que abre, vá em “Analyse” e marque a opção “Curve Fits”. Observe que na parte inferior da janela aparecem alguns ícones que antes não apareciam. Neles marque a opção “Autofit”. Em “Fit name” selecione “parábola”.
- O gráfico apresenta uma reta ou parábola?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da posição versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.
***Gráfico da velocidade vertical (vy, t)
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (v, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- O gráfico apresenta uma reta ou parábola?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.
Gráfico da aceleração (a, t)
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (a, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- O gráfico apresenta uma reta ou parábola?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da aceleração versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.
***Analisando o tempo
a) Qual é o valor do instante inicial t1?
b) Qual é o valor do instante t2?
c) Qual é o valor do instante t3?
d) Qual é o valor do instante t4?
e) Qual é o valor do instante t5?
f) Qual é o valor do instante t6?
g) Qual o intervalo de tempo existente entre t1 e t2?
h) Qual o intervalo de tempo existente entre t2 e t3?
i) Qual o intervalo de tempo existente entre t3 e t4?
j) Qual o intervalo de tempo existente entre t4 e t5?
k) Qual o intervalo de tempo existente entre t5 e t6?
l) Entre os demais instantes esse intervalo varia ou permanece o mesmo? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Quanto tempo o objeto levou para chegar ao solo?
***Analisando a posição
a) Para o instante inicial t1 qual a posição y1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a posição y2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a posição y3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a posição y4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a posição y5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a posição y6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y2 e a posição y1?
h) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y3 e a posição y2?
i) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y4 e a posição y3?
j) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y5 e a posição y4?
k) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y6 e a posição y5?
l) Entre as demais posições essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta.
n) Qual a distância total percorrida pelo objeto?
***Analisando a velocidade
Apenas observando os dados mostrados na coluna da velocidade, pode-se considerar que o movimento é uniforme ou variado?
a) Para o instante t1 qual a velocidade yy1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a velocidade yy2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a velocidade yy3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a velocidade yy4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a velocidade yy5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a velocidade yy6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy2 e a velocidade yy1?
h) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy3 e a velocidade yy2?
i) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy4 e a velocidade yy3?
j) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy5 e a velocidade yy4?
k) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy6 e a velocidade yy5?
l) Entre as demais velocidades essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta.
n) Com que velocidade o objeto tocou o solo? Ou qual a velocidade que ele tinha no instante imediatamente anterior ao chegar ao solo?
***Analisando a aceleração
a) Para o instante inicial t1 qual a aceleração a1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a aceleração a2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a aceleração a3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a aceleração a4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a aceleração a5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a aceleração a6 do objeto ?
e) Para o instante t5 qual a aceleração a5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a aceleração a6 do objeto ?
g) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a2 e a aceleração a1?
h) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a3 e a aceleração a2?
i) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a4 e a aceleração a3?
j) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a5 e a aceleração a4?
k) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a6 e a aceleração a5?
j) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a5 e a aceleração a4?
k) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a6 e a aceleração a5?
l) Entre as demais acelerações essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta.
Com base nos dados obtidos é possível determinar a aceleração da gravidade média do movimento. Para isso aplique a equação: S=g.t2/2
a) Tendo definida a aceleração da gravidade média do movimento escreva a equação horária da velocidade e a equação horária da posição para o movimento do objeto.
b) Para testar os dados obtidos escolha três instantes diferentes e aplique nas equações.
• Levando em consideração a porcentagem de erro, os dados obtidos podem ser considerados corretos?
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b) Para testar os dados obtidos escolha três instantes diferentes e aplique nas equações.
• Levando em consideração a porcentagem de erro, os dados obtidos podem ser considerados corretos?
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